Buscar
  • Dr Cassio Sobreira - Ortodontia Personalizada

Aparelho metálico ou estético: qual é o melhor para você?

Os aparelhos ortodônticos são sempre uma opção para quem deseja ter dentes bonitos e alinhados, não é? Mas, com tanta tecnologia na área, uma dúvida muito comum entre as pessoas é com relação ao modelo a ser colocado: aparelho metálico ou estético, qual a melhor opção?




Primeiramente, é importante ressaltar que antes de qualquer coisa, você precisa procurar o seu dentista para uma avaliação completa. Neste artigo, vamos esclarecer as principais características de cada modelo. Assim, você já fica sabendo sobre as funcionalidades de cada um.


Não tem como negar que nos últimos anos a ortodontia se desenvolveu bastante. Novas técnicas começaram a ser utilizadas, bem como novas opções de tratamento para os pacientes. Os aparelhos, em especial, se modernizaram. Hoje, o que não faltam são opções no mercado. Veja a seguir os principais modelos!

Aparelho metálico: como funciona?

Este modelo é o mais tradicional e também um dos mais utilizados. Ao longo do tempo, ele foi evoluindo e ganhando novas versões. O método tem como objetivo facilitar a movimentação dentária.

Ele é composto por fio, bráquetes e tubos metálicos. Como mencionamos, o aparelho fixo pode ser encontrado de diversas formas. Entre os modelos mais comuns, destacam-se:


  • Aparelho fixo autoligado: esse tipo de aparelho fixo dispensa o uso das borrachinhas tradicionais e utiliza apenas os bráquetes como forma de sustentação do fio. Ele é mais confortável, se comparado ao modelo tradicional, pois causa menos atrito nos dentes. Além disso, possui higienização mais fácil e muitas vezes pode fazer com que o tratamento fique mais rápido.


  • Aparelho fixo convencional: Este é o tipo mais comum e conhecido. O fio ortodôntico é fixado aos bráquetes com o uso de "borrachinhas" (coloridas ou não). Ainda é o tipo de aparelho mais utilizado no Brasil e o que apresenta a melhor relação custo x benefício.

Aparelho estético: como funciona?

Os aparelhos estéticos podem ser fixos ou removíveis. Eles são produzidos com materiais da cor dos dentes ou transparentes e são bem mais discretos do que os aparelhos metálicos.


Dentre as opções desse tipo de modelo, estão:


  • Aparelho de porcelana: apesar de ser bastante similar ao aparelho metálico no funcionamento, neste tipo, os bráquetes são feitos em porcelana, deixando o aparelho com a cor bem próxima à natural dos dentes.


  • Aparelho de safira: é bastante parecido com o de porcelana. A diferença é que neste modelo os bráquetes são de porcelana monocristalina, que é mais translúcida ficando ainda mais discreto e imperceptível.


  • Alinhadores transparentes: Os alinhadores ortodônticos são uma excelente opção para quem quer corrigir o sorriso, mas valoriza conforto e praticidade.


Por serem feitos com plástico transparente, estes alinhadores são praticamente invisíveis. Além disso, eles são removíveis, não machucam os lábios ou as gengivas, são fáceis de higienizar, não possuem restrições alimentares, pois não há risco de quebrar nada e os resultados podem ser até 2 vezes mais rápido. Hoje existem várias marcas comerciais de alinhadores transparentes que são capazes de tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, sendo a Invisalign a mais conhecida delas.

Mas, afinal, como escolher o melhor aparelho?

Como você pode notar, são muitas as opções de tratamento. Porém, a escolha vai depender dos objetivos a serem alcançados, bem como do diagnóstico realizado. Por isso, é importante você agendar uma consulta com seu ortodontista de confiança para verificar, junto a ele, a melhor opção para você.

Clique aqui e fale com a gente. Como podemos te ajudar?


60 visualizações0 comentário
Whatsapp-Icon_33936 (2).png