top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Cassio Sobreira - Ortodontia Personalizada

Placa bacteriana: como ela se torna o tártaro?

Atualizado: 4 de jul. de 2020

Escovar os dentes após as refeições e passar fio dental todos os dias faz parte da limpeza necessária para prevenir a placa bacteriana. Mas, se ela não for feita corretamente, essa placa pode se transformar em tártaro e causar problemas nas gengivas, nos dentes e na saúde do corpo.


Saiba como é o processo de transformação da placa em tártaro e quais os sintomas desse acúmulo nos dentes. Confira!



O QUE É A PLACA BACTERIANA E COMO ELA SE TRANSFORMA EM TÁRTARO?


A placa bacteriana é uma película de aspecto pegajoso e que todo mundo tem. Ela é formada pela junção das bactérias que vivem na boca e na saliva com a comida que sobra nos dentes após as refeições.


Ao fazer uma boa limpeza nos dentes, você consegue eliminar a placa. Mas, se isso não for feito sempre após as refeições e do jeito certo, ela se forma e se instala aos poucos nos dentes.


tártaro é uma consequência da mineralização da placa, ou seja, um acúmulo grande e que não foi retirado, que tem aspecto mais duro e só pode ser removido por um dentista.


QUAIS SÃO OS SINAIS DE QUE A PLACA ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM TÁRTARO?


A boca dá sinais de que a limpeza não está sendo feita do modo adequado e que a placa bacteriana está se instalando aos poucos. Confira alguns desses sintomas.


SANGRAMENTO NA GENGIVA


O sangramento na gengiva é um sinal de que ela pode estar no início de um processo inflamatório. Então, verifique se ela sangra com facilidade, quando você passa fio dental ou durante a escovação.


Outro sinal de que a gengiva pode estar inflamada devido ao tártaro ou ao acúmulo de placa é a vermelhidão acompanhada de inchaço. Se sua gengiva perdeu aquela cor rosa-claro, é bom caprichar na higienização e consultar um dentista.


PLACAS BRANCAS ENTRE OS DENTES E A GENGIVA


Quando a placa começa a se transformar em tártaro, é fácil observar. As placas brancas começam a se formar e são difíceis de tirar, o fio dental não consegue remover o tártaro, que já está mineralizado.


QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DO TÁRTARO PARA A SAÚDE?


Não é só a estética que fica comprometida com o aparecimento do tártaro. Seu acúmulo por muito tempo pode resultar em aparecimento de cáries, inflamação na gengiva e até perda da estrutura dos dentes, que ficam fracos e correm o risco de cair.


Além disso, o tártaro também é responsável pelo mau hálito, já que o acúmulo de bactérias é tão grande a ponto de produzir um odor desagradável e causar situações constrangedoras no dia a dia.


Eliminar a placa bacteriana é o ideal para prevenir a formação do tártaro e manter os dentes bonitos e saudáveis. Por isso, higienize seus dentes corretamente sempre após as refeições e consulte um profissional capacitado ao menos duas vezes no ano para prevenção.


Agora que você já sabe que a higiene é a principal atitude para prevenir o tártaro, confira alguns hábitos que prejudicam a saúde bucal e saiba o que fazer para manter sua boca saudável!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon_33936 (2).png
bottom of page