• Foto do escritorDr Cassio Sobreira - Ortodontia Personalizada

Bráquetes Autoligados: ganhe tempo no seu tratamento ortodôntico

Um dos maiores desafios da Ortodontia na atualidade é buscar técnicas e materiais que permitam proporcionar aos pacientes um tratamento ortodôntico de qualidade em um menor período de tempo.

A principal vantagem dos bráquetes autoligados é exatamente essa: reduzir o tempo de tratamento sem abrir mão da excelência do resultado final. Esse tipo de aparelho é caracterizado por bráquetes (peças do aparelho fixo) que apresentam uma "tampinha", ou trava, que fixa o fio ortodôntico, não necessitando das conhecidas "borrachinhas" para tal fim. Dessa maneira, o atrito entre o fio ortodôntico e o bráquete é reduzido, gerando forças mais leves e fisiológicas e permitindo uma movimentação dentária mais rápida. Em alguns casos, o tempo de tratamento pode ser reduzido em até 40%.

Outra vantagem dos bráquetes autoligados é o menor acúmulo de placa bacteriana ao redor das peças durante o tratamento, o que reduz o risco de cáries e manchas nos dentes.

Geralmente no tratamento com bráquetes autoligados são utilizados fios ortodônticos termo ativados que liberam forças mais leves de forma mais contínua, causando menos dor durante o tratamento ortodôntico. Estes fios também requerem ativações com menos frequência, o que pode reduzir o número de consultas.

Atualmente é possível utilizar o sistema autoligado sem a deixar a estética de lado. Além dos bráquetes autoligados de metal, estão disponíveis os autoligados mistos (porcelana com trava de metal) e os autoligados estéticos (totalmente em porcelana).