Buscar
  • Dr Cassio Sobreira - Ortodontia Personalizada

Mitos e verdades sobre o tratamento com Invisalign

O tratamento com Invisalign é a modalidade de tratamento ortodôntico mais procurada do momento, principalmente pelo fato de ser praticamente invisível. Mas existem muitas outras vantagens que esse tipo de aparelho proporciona. Por isso, no artigo de hoje, vamos esclarecer alguns mitos e verdades que acabam sendo divulgados por aí! Acompanhe!



O tratamento é mais rápido?

VERDADE! Ao contrário dos tratamentos ortodônticos convencionais, com Invisalign é possível fazer um planejamento do tratamento de forma digital. Com isso, as movimentações dentárias ficam mais precisas. Esse processo contribui para um tratamento mais ágil. No entanto, esse tempo vai depender, também, da disciplina do paciente, uma vez que o aparelho é removível. Outro fator importante é a complexidade do tratamento, quanto mais difícil, mais tempo levará para o resultado final desejado.

O aparelho é mais higiênico?

VERDADE! Pelo fato de ser removível, é muito mais fácil limpar tanto os dentes, quanto o próprio aparelho. O que faz toda a diferença para manter a saúde bucal.


Apenas adultos podem optar por ele?

MITO! Não há restrições quanto ao uso de aparelhos ortodônticos. Por mais que Invisalign tenha se popularizado entre os adultos por ser mais discreto, ele pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade. No entanto, tudo vai depender da avaliação que for feita pelo profissional. Afinal, cada caso é um caso.

Invisalign só é indicado para tratamentos menos complexos?

MITO! Durante algum tempo, as pessoas achavam que por ser um aparelho de melhor estética e removível, Invisalign só era indicado para tratamentos mais simples. Porém, estudos apontam que o modelo pode ser utilizado para corrigir tanto problemas mais simples, quanto aqueles mais complexos da arcada dentária, tais como: dentes espaçados, mordida cruzada, dentes apinhados etc.

Não é preciso usar contenção após o tratamento?

MITO! A contenção é essencial em qualquer tratamento ortodôntico. Ela é colocada para manter o resultado final e dar estabilidade aos dentes, já que com o tempo eles podem se movimentar e alterar suas posições. Portanto, o uso da contenção é, sim, necessário após o tratamento com Invisalign.

É menos doloroso?

VERDADE! Esse é um dos grandes benefícios do Invisalign. O tratamento não é doloroso se comparado ao convencional. Isso ocorre porque com os alinhadores é possível programar quais dentes deverão ter uma pressão maior para se movimentarem de forma correta. Sendo assim, o incômodo ocorre apenas em dentes pontuais.

Com o tempo o aparelho fica amarelado?

MITO! Os alinhadores são feitos com um material resistente e de alta qualidade que ajuda a manter a transparência por um longo período. Além disso, eles são trocados em um intervalo curto de tempo. Portanto, não há risco de pigmentação.


Invisalign causa aftas na boca?

MITO! Justamente por não ter atrito com a boca, ele não contribui para o aparecimento de aftas, diferente dos aparelhos tradicionais que são feitos de metal e acabam machucando a boca. Por isso, Invisalign é bem mais confortável e seguro.

Os aparelhos fixos são mais eficientes que Invisalign?

MITO! Como foi dito anteriormente, em determinados casos o tratamento com Invisalign pode ser ainda mais eficiente, uma vez que é personalizado e todo o processo pode ser acompanhado de forma digital


Invisalign é o método mais moderno?

VERDADE! Atualmente, Invisalign é a técnica mais moderna no mercado no que diz respeito ao tratamento ortodôntico. Embora já existam aparelhos removíveis e até mesmo mais discretos, como o aparelho lingual, Invisalign se destaca pela sua alta tecnologia.


O tratamento com Invisalign é igual com qualquer dentista?

MITO! Invisalign é um aparelho ortodôntico que requer anos de estudo e conhecimento para ser bem utilizado. O APARELHO SOZINHO NÃO FAZ MILAGRES. Somente dentistas com credenciamento adequado podem atuar com o sistema, além disso, experiência e comprometimento com bons resultados são fundamentais. Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse modelo de tratamento, já pode procurar o seu dentista para verificar se ele é a melhor opção para você, não é?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações.


Dr. Cassio Sobreira é Ortodontista há 15 anos, Mestre e Especialista em Ortodontia, Pós-graduado em Odontologia Estética e Invisalign Doctor, credenciado desde 2015, sendo pioneiro em Viçosa em Invisalign.


25 visualizações0 comentário
Whatsapp-Icon_33936 (2).png