top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Cassio Sobreira - Ortodontia Personalizada

Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao Ortodontista?



Esta é uma das dúvidas mais frequentes dos pais com relação ao tratamento ortodôntico. A resposta é simples: o mais cedo possível, geralmente quando os primeiros dentes de leite aparecerem. Porém, não significa que o tratamento ortodôntico começará nesta idade. Neste momento, o Ortodontista é capaz de identificar se já existe algum problema e orientar os pais sobre a melhor conduta e época para a realização do tratamento. 


Existe prevenção para problemas ortodônticos?

Alguns problemas ortodônticos, principalmente aqueles que não têm origem genética, podem ser prevenidos. A Ortodontia Preventiva, como o próprio nome já diz, caracteriza-se por medidas que evitam o aparecimento de um problema ortodôntico. Está indicada para crianças que possuem algumas condições anormais (cáries, perda precoce de dentes de leite, hábitos de chupar dedo ou chupeta, respiração bucal) que podem levar a alterações no futuro. 



Qual a melhor idade para a criança começar a usar aparelho ortodôntico?


Depende do tipo de problema ortodôntico. Alguns podem ter o tratamento adiado até a adolescência. Outros devem receber tratamento assim que a criança apresente amadurecimento psicológico que permita a atuação do Ortodontista, o que acontece por volta dos 5 ou 6 anos. Nestes casos, já está indicado um tratamento para reverter o problema e permitir o correto crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares e das arcadas dentárias. O tratamento precoce é mais simples e muitas vezes pode tornar desnecessário um tratamento mais complexo e demorado na adolescência.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon_33936 (2).png
bottom of page